Newsletter



Receba nosso Newsletter

Notícias

Saiba fugir do golpe da falsa prova de vida do INSS

Em 05 de Janeiro de 2023 por Ataerj

 

A partir de 2023, o INSS fará proativamente um cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais. Poderão ser utilizados como prova de vida registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovantes de votação nas eleições, emissão de passaportes, carteiras de identidade ou de motorista, entre outros.

Somente quando não for possível essa comprovação de vida, o beneficiário será notificado sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente, por meio eletrônico. A responsabilidade de fazer a prova de vida passará a ser do INSS.

Os segurados também já podem fazer a prova de vida por biometria facial. O procedimento é feito por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, pelo aplicativo Meu INSS.

COMO É O GOLPE DA PROVA DE VIDA DO INSS

Segundo o instituto, nos contatos, os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto "bloqueio nos pagamentos". Há casos em que são enviados links para que seja feita a biometria facial. O cidadão não pode clicar neles, senão terá seus dados roubados.

O órgão tem alertado aos segurados. A principal dica para não ser vítima é que o INSS não envia nenhum pedido de atualização de dados, não faz contato por telefone e nem manda links para o celular do beneficiário.

SAIBA FUGIR DO GOLPE DA PROVA DE VIDA

Fique atento às seguintes informações:

  • O INSS não faz contato em busca de dados; todos os documentos e informações estão no Meu INSS;
  • O número do SMS usado pelo INSS para informar aos cidadãos é 280-41; o instituto não manda links, apenas informa sobre o andamento dos processos, segundo o órgão;
  • A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo;
  • Convocações para apresentar documentos são feitas pelo Meu INSS; o segurado pode checar o que está sendo pedido também pelo telefone 135; e
  • No 135, o atendente pode pedir informações; esse é um procedimento normal.

O segurado deve manter seus dados de contato atualizados no Meu INSS, porque é por meio deles que o instituto consegue contatá-lo. Se for vítima de tentativa de golpe, a denúncia pode ser feita na Ouvidoria, pela internet ou pelo telefone 135. Caso venha a sofrer um golpe, é preciso registrar boletim de ocorrência e comunicar o fato aos órgãos envolvidos, como o INSS, por exemplo.

 

veja também

Boletim URP Informativo - novembro 2019

O Eletricitário

07/11/2019
PLANO MÉDICO

PRORROGAÇÃO DAS CARTEIRINHAS

01/09/2023
Boletim URP Informativo - 25/05/2020

PROCESSO URP

27/05/2020

Enquete

Gostaram do novo site?

Queremos saber sua opinião!

Anote aí!

Redes Sociais


ATAERJ

Ataerj - Associação dos Trabalhadores e Aposentados da Ampla
Rua Visconde de Itaboraí nº 60 - Ponta d´Areia
CEP: 24030-091 - Niterói – RJ
Contatos: Tel: 21 2717-5775 ou 2717-5277 / Fax: 21 2621-2373

Desenvolvido por MaximumTI MaximumTI