Outubro foi o mês escolhido para a luta contra a obesidade. O dia 11 é o Dia Internacional de Combate à Obesidade e objetiva estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo por acometer um bilhão de pessoas. Sendo que hoje no Brasil, o excesso de peso já acomete 50% da população brasileira.
É importante enfatizar que a obesidade não é apenas um problema estético, mas é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, colesterol alterado entre outras.
Como diagnosticar?
Para seu diagnóstico, o parâmetro utilizado mais comumente é o Índice de Massa Corporal (IMC), calculado a partir da fórmula: peso ÷ altura². Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30.
Tratamentos
Tratamentos como a cirurgia de redução de estômago e o uso de medicamentos devem ser indicados e acompanhados por médicos especializados no assunto.
A forma mais recomendada para o combate a essa doença é a adoção de um estilo de vida mais saudável, como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo é necessário uma menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.
Não deixe que a briga com a balança comprometa sua saúde, procure um especialista e adote hábitos mais saudáveis!
Fonte¹: Marsh
Fonte²: ABESO e OMS
A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola
Quem disse que por de trás daquela barba que nos arranha o rosto não tem um coração moleque
Queremos saber sua opinião!
Ataerj - Associação dos Trabalhadores e Aposentados da Ampla
Rua Visconde de Itaboraí nº 60 - Ponta d´Areia
CEP: 24030-091 - Niterói – RJ
Contatos: Tel: 21 2717-5775 ou 2717-5277 / Fax: 21 2621-2373
Desenvolvido por MaximumTI