Novembro Azul
O movimento Novembro Azul é realizado pela SBU em parceria com o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina
Em 28 de Março de 2015 por Ataerj
O movimento Novembro Azul é realizado pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) em parceria com o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, em sua última estimativa apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama.
Preconceito, falta de informação, ideias equivocadas? Estas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. Pesquisas apontam que apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame preventivo para essa doença.
O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. O exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros. Combata essa doença e previna-se!
Importante: Somente um profissional médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste material possuem apenas caráter educativo.
Fonte¹: Marsh
Fonte²: SBU - Sociedade Brasileira de Urologia