Newsletter



Receba nosso Newsletter

Artigos

Ebola - Recomendações do Ministério da Saúde

A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola

Em 28 de Março de 2015 por Ataerj

A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem chamado a atenção para a persistência de um surto do vírus Ebola na região ocidental da África. Libéria, Guiné e Serra Leoa são os países com maior prevalência, totalizando 932 mortes.

O que causa o Ebola?
O Ebola pode ser contraído tanto de humanos como de animais. O vírus é transmitido por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluídos corporais.

Sintomas
A doença é caracterizada como uma febre hemorrágica, cuja letalidade pode variar de 60% até 90% dos casos. Por isso, os surtos produzidos pelo vírus Ebola são graves, ainda que, geralmente, autolimitados. Por suas características, a possibilidade de disseminação global é muito baixa.

Tratamento
Ainda não há tratamento ou vacina para o Ebola.

Recomendações aos brasileiros
Para brasileiros que tenham viagens aos países mencionados, é recomendável que evitem qualquer contato com animais e com sangue ou fluidos corporais de pessoas doentes ou falecidas.
No caso de atividades profissionais que envolvam a assistência aos doentes e familiares, é preciso treinar as equipes de saúde para reduzir o risco de contaminação, além de utilizar equipamentos de proteção e vestimentas apropriadas.

Fonte¹: Marsh
Fonte²: Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde

veja também

Diabetes

O que é diabetes?

01/11/2013
Hepatites
Hepatites
01/05/2013

Enquete

Gostaram do novo site?

Queremos saber sua opinião!

Anote aí!

Redes Sociais


ATAERJ

Ataerj - Associação dos Trabalhadores e Aposentados da Ampla
Rua Visconde de Itaboraí nº 60 - Ponta d´Areia
CEP: 24030-091 - Niterói – RJ
Contatos: Tel: 21 2717-5775 ou 2717-5277 / Fax: 21 2621-2373

Desenvolvido por MaximumTI MaximumTI